Limpar a mala de pele em tempo de pandemia

Nos dias que correm e no futuro próximo, pelo menos até encontrarem uma vacina, sabemos que vamos ter que nos adaptar a uma nova normalidade.

Uma normalidade em que novos comportamentos vão ter que se instalar até se transformarem em hábitos, em comportamentos automáticos, em reflexos. Falamos, p.e., de novas normas de contenção no convívio social – talvez o mais difícil para um povo latino afectuoso – de protecção individual e de higienização.

À medida que vamos implementando novos hábitos de limpeza e desinfecção vamos percebendo quantos objectos tocamos dezenas de vezes por dia até se tornarem “invisíveis” e, por isso, esquecidos na hora da limpeza.

Nestes incluem-se comandos, chaves, tablets, telemóvel e sim, malas, mochilas e carteiras!

E o que fazer com estas peças que são, frequentemente, de pele?

Bem, ouvimos todos os dias que o melhor hábito para combater o vírus é a lavagem com água e sabão. Mas sabendo nós que o couro e a água não são propriamente amigos, o que fazer? Isso mesmo! Lavar com água e sabão.

Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias.

Apesar de um processo delicado, é uma questão de saber aplicar a técnica.

 

Material necessário:

– dois panos macios

– uma taça com água morna

– sabão neutro. Pode ser sabonete sem perfume, shampoo de bebé ou líquido da loiça

– toalha

– creme condicionador para artigos de pele

 

Procedimento:

Numa taça com água morna misturar uma gotas de sabão. Humedecer um pano macio nesta solução, retirar o excesso de água do pano de modo a ficar apenas húmido e limpar a mala ou carteira.

Usar um segundo pano limpo e húmido para retirar o sabão da pele.

Secar bem com uma toalha.

Deixar secar ao ar livre a restante humidade, longe de qualquer fonte de calor, solar ou artificial (secador, aquecedor, etc)

 

Por fim, e depois de a peça secar por completo, aplicar um creme condicionador próprio para peles, para evitar que a pele fique ressequida e desidratada, e para protegê-la.

Nós somos fãs do Neo Cleaner da Columbus .

 

 

Cuidados a ter em atenção:

Para nubuck ou camurça é necessário utilizar um método diferente que será abordado num outro artigo.

Nunca aplicar demasiada água, o pano deve ser sempre torcido e utilizado apenas húmido.

Não utilizar fontes de calor, como secadores ou aquecedores, para secar a mala quando está a ser limpa. A exposição excessiva a uma fonte de calor pode ressequir e danificar a superfície da pele.

Testar sempre os produtos a aplicar numa pequena área escondida. Isto permite verificar se o produto  escolhido causa alguma reacção adversa naquele tipo de pele, como descoloração ou manchas.

 

Boa limpeza!

2020-04-25T22:51:54+00:00

About the Author:

Leave A Comment